Já fazemos parte da programação da Escola Meu Castelinho. Conheça o PROJETO.

YOGA NA ESCOLA TODO DIA

 Por Layla Veloso

 

O QUE É YOGA ?

Prática que utiliza o corpo como instrumento para o despertar da consciência, levando o praticante a manifestar plenamente seu potencial humano, além de contribuir decisivamente para a saúde do corpo e da mente. Atua de forma direta no sistema nervoso, direcionando o praticante ao equilíbrio físico, mental e emocional.

 

A PRÁTICA.

Utiliza técnicas milenares e cientificamente comprovadas de posturas físicas, exercícios respiratórios, de concentração, relaxamento e meditação.

 

BENEFÍCIOS:

Desenvolve a percepção;

Potencializa a concentração;

Estimula a intuição e a criatividade;

Auxilia no bom funcionamento de todos os sistemas do corpo, como:

Regulação do sistema respiratório e digestivo;

Equilibra a produção hormonal;

Reduz a pressão sanguínea e os níveis de colesterol;

Fortalece o sistema imunológico;

Previne e auxilia na cura de doenças como: hipertensão, diabetes, enfermidades respiratórias, obesidade, disfunções gástricas e dores de coluna.

Melhora o padrão do sono;

Desenvolve força muscular;

Aumenta a flexibilidade do corpo;

Traz flexibilidade nas idéias e na vida;

Substitui padrões negativos por hábitos saudáveis;

Melhora a qualidade dos relacionamentos;

Aumenta a capacidade de lidar com as pressões externas ( stress) e internas (depressão).

 

YOGA É PARA TODOS.

Das crianças aos idosos, adaptando a prática para cada fase e necessidade.

 

YOGA NOS DIAS DE HOJE.

O ritmo de uma cidade grande, como São Paulo, as pressões e exigências impostas diariamente às pessoas, a correria e a competição de hoje em dia, resultam em sintomas como stress, ansiedade e demais distúrbios psíquicos. O número de pessoas com quadros como estes, aumenta  gradativamente, além atingir cada vez mais os menores, como as crianças e adolescentes.

Muito cedo, as crianças deixam de brincar, ganham agendas cheias de compromissos e  assim, vão se afastando de sua essência. Desta forma, as crianças se habituam, ao vício do fazer e passam a funcionar numa espécie de “piloto automático”. Na atual crise de valores, o senso de dever, de cidadania, de fazer o bem parece ter se perdido. A importância “de ser” foi substituída pela necessidade “de ter” e, em tempos de redes sociais, por outra necessidade complementar:  a de mostrar que se tem.

Um dos problemas de tudo isso é que é na nossa essência que estão guardadas todas as possibilidades infinitas, todo o potencial puro que nasce em cada menina e menino.

Treinando o corpo e a mente e, nos dando uma base firme de valores, a Yoga recria nosso estado original de equilíbrio e nos coloca de novo em contato com a parte mais profunda do nosso íntimo, onde está a criatividade absoluta que nos permite saber quem vamos ser, como vamos ser e de que modo vamos tornar o mundo melhor, cumprindo assim o nosso verdadeiro propósito de vida.

 

YOGA INDO ALÉM DO CORPO.

A prática frequente da Yoga contribuirá para o desenvolvimento ou o resgate de princípios e valores éticos para se viver bem consigo mesmo e com o outro, como: A Não Violência, a Verdade, a Integridade, o Controle dos Desejos, o Desapego, Limpeza, Contentamento, Automotivação, Auto estudo, Disciplina, Confiança. Sendo a base para o desenvolvimento de todo o ser humano, esses valores fundamentais ainda revelam que o poder está dentro de cada pessoa, o que alimenta a autoestima em nós. Aos poucos, aprendemos que o ponto de referência é interior, e não fora. E que aonde colocarmos a nossa atenção e intenção também colocaremos o nosso poder de concretização.

 

ABORDAGEM DE AULA.

As atividades serão adaptadas de acordo com o público à ser atingido.

Formato curso livre: Será ensinado, aos Professores e/ou auxiliares de classe, exercícios para que os mesmos transmitam aos alunos, dos pequenos aos maiores.

Formato extracurricular: Oferecida, pela Escola, a prática de Yoga como mais uma de suas atividades físicas, tanto para os alunos e pais, aonde uma de nossas Instrutoras capacitadas irá ministrar as aulas.

Formato em sala de aula: Nossa Instrutora se apresenta na sala de aula, no período que a Escola definir, como uma espécie de mini intervalo, para trazer atividades breves porém muito benéficas.

 

TEMPO DE DURAÇÃO E QUANTIDADE DE AULAS.

Uma aula tradicional para adultos dura entre 1 hora até 90 minutos. Para crianças em média de 30 minutos. Para adolescentes 45 minutos.

Observação: Pode-se adaptar o tempo de prática dentro da disponibilidade da Escola, como por exemplo, no Formato em sala de aula, sendo disponibilizado apenas 5 minutos que será introduzido meditação, respiração, relaxamento e outras práticas que retomam a presença do aluno.

Pode-se iniciar com 1 vez na semana, sem restrições caso este número seja maior.

 

MATERIAL NECESSÁRIO:

Mat ou colchonete, almofadas, cadeira e aparelho de som (dependendo do formato de aula).

 

CONHEÇA O CABUBI, NOSSO AMIGO YOGI:

Apresentada à criança pelo símbolo do pequeno Camelo Cabubi, grande amigo das crianças, a metodologia do projeto propõe aprimorar a formação da criança balizada por um patamar de equilíbrio. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lucia Sandri, pedagoga com 25 anos de prática em escolas como orientadora educacional e administradora escolar idealizou o programa a partir de sua experiência com educação infantil.

Busca,  nas pequenas sementes da filosofia da Yoga, que as crianças, desde a mais tenra idade, possam o estímulo da busca de seu potencial interior, sua força divina.

 

Os instrumentos utilizados nas aulas de Yoga, serão o silêncio, a respiração ritmada, o foco e a concentração, os movimentos do corpo e os alongamentos.

 

Todo o trabalho nas classes vai permitir buscar resultados palpáveis e tangíveis, que poderão ser mais tarde mensurados pelos educadores do colégio e das classes que participaram do programa. 

EVENTO RELACIONADO:

Cabubi III - Lucia Sandri
00:00 / 00:00
Cabubi Parte II - Lucia Sandri
00:00 / 00:00
Cabubi - Introdução - Lucia Sandri
00:00 / 00:00